sábado, 29 de agosto de 2009

O Cheiro da Conquista

Feromônio (ou ferormônio), substância química secretada no ambiente por insetos e mamíferos e que age como atraente sexual ou como marcador de trilhas.
Já imaginou: Você, ao sair de casa logo ser notado (ou natada) pelo cheiro. Isso as vezes acontece, mas depende de perfumes para tal situação.
O ser humano apresenta essa substância, só que com a utilização de cheiros artificiais ele é mascarado. O mesmo perfume em pessoas diferentes não apresentará o mesmo cheiro, graças ao feromônio.
Dê uma olhadinha nessa reportagem retirada da Época:

Seria perfeito: um homem toma banho e coloca perfume atrás da orelha. Quando sai de casa, várias mulheres reparam em sua presença, e à noite já tem uma fila de pretendentes. Ele é irresistível. Há quem diga que esse dia vai chegar – ou ao menos quer convencer o consumidor disso. No fim de julho, uma empresa de cosméticos organizou um evento em Nova York: mulheres usando vendas nos olhos foram aproximadas de homens de três grupos: um deles havia tomado banho com sabonete comum; outro era de homens suados, sem banho; e o terceiro havia se lavado com um sabonete que continha feromônio sintético. As moças deveriam dizer, apenas pelo cheiro, quais eram mais atraentes. Ganhou o grupo do feromônio. As “cobaias” não sabiam explicar o porquê da atração. Depois de tirar as vendas, se chocaram ao perceber que não se interessavam pelos escolhidos. Gerente de marcas da Dial, empresa que fabrica os produtos e organizou o evento, Ryan Gaspar explicou ao The New York Times que o produto pode não fazer uma mulher agarrar um homem que usa um sabonete com feromônio, mas vai se sentir mais atraída do que se ele estivesse usando um comum.
Feromônios são substâncias que funcionam como mensageiros entre seres da mesma espécie, permitindo que eles se reconheçam, inclusive sexualmente. O termo foi cunhado em 1959 a partir de duas palavras gregas: féro quer dizer “transportar” e órmon excitar. Seria o leva e traz daquilo que atrai sexualmente seres da mesma espécie. O suficiente para que se pensasse em produzir essa substância em laboratório, o que começou nos anos 1990. Hoje, já são vendidos no mundo inteiro produtos com fórmulas que contêm feromônio. O marketing dos fabricantes, da confiança e do sex appeal, é fundado na ideia de que é preciso recuperar os efeitos dessa substância, já que a pequena quantidade de feromônios em nosso corpo seria destruída pelos desodorantes e perfumes comuns e pelas roupas.
Os efeitos desses produtos, no entanto, são contestados por especialistas. ÉPOCA ouviu o neurocientista americano Charles J. Wysocki, do Monell Chemical Senses, na Filadélfia, autor de vários estudos sobre feromônios. “Qualquer experiência é questionável”, diz.
Segundo Wysocki, não há nenhum estudo que confirme o efeito dos feromônios na atração sexual dos seres humanos – apesar de experimentos com outras espécies sugerirem essa relação. “A substância está sendo superestimada para fins comerciais”, afirma. Ainda assim, o feromônio ganhou o mercado. São comuns em malas diretas na internet, em sex shops e, agora, até em marcas famosas como Givenchy e Parlux, fragrâncias que prometem trazer o ser amado em três segundos. Wysocki explica que alguns odores podem causar relaxamento e sensação de bem-estar, mas isso não pode ser confundido com atração sexual. E, afinal, o que conta mais: o que se cheira ou o que se vê? “Para nós, vale o amor à primeira vista, e não o amor ao primeiro cheiro”, diz a antropóloga americana Helen Fisher. “Nosso cérebro reage ao estímulo visual, antes de tudo.”

Simulados do ENEM online

Galerinha, a internet é o melhor amigo do homem. E do estudante também. Depois que o MEC (Ministério da Educação, o "C" é de Cultura, que agora tem o seu próprio Ministério) reformulou o ENEM, todos lançaram seus simulados. Tem um legal, o dá Gilette (http://www.mach3apostaemvoce.com.br/), que pode até dá prêmios à você. Acesse, estude e simule. Não paga nada e você ganha conhecimento. Aproveite!!!!

Xixi no Banho

Ação da ONG SOS Mata Atlântica.
A ideia é economizar mais de 4.000 litros de água por ano!
Participe dessa ação, não custa nada. Alias, sai até mais barato para você; você economiza dinheiro no final do mês.
Abaixo, vídeo institucional:

Ganhador da Promoção

Parabéns Adriano França, você foi o ganhador da Promoção Maratona DAMAS!!!
Obrigado pela participação e até outras ações do blog!!!!

Valeu pessoal pela dedicação!!!!!! Até a próxima!!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fim da Promoção

Chegou ao fim a promoção MARATONA DAMAS...
Bem, como a audiência não foi tão grande, falarei sobre a possibilidade de todos os participantes (3!) estarem no aulão.
Mais notícias a seguir.....

PROMOÇÃO DIA DA MARATONA

No dia 29 de agosto acontece a 1ª Maratona Rumo ao Vestibular 2009. Quer participar? Escreva uma frase sobre o blog, deixando nos comentários. A mais criativa ganha o direito de participar. São dois convites disponíveis!!! Não fique de fora, participe!!!!

OBS.: Postagem até o dia 26 de agosto.

REGRAS PARA POSTAGEM:
- Só serão visualizados os comentários após a minha permissão;

- Para participar da promoção, você não poderá comentar como anônimo. (lógico, assim como é que eu vou saber quem ganhou!?).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Prova para professor?

Você gostaria que seu professor fosse avaliado? É o que está sendo analisado no Senado brasileiro. Há uma proposta de avaliação para os professores do EJA (Ensino para Jovens e Adultos), Educação Especial e Educação Básica (infantil, fundamental e médio). Com essa avaliação, dizem os Senadores, os educadores poderão estar melhores preparados.
Alunos, gostariam que seus professores passassem por essa avaliação? Comentem?!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

200 Anos de Charles Darwin



2009 comemora os 200 anos de nascimento de Charles Darwin. Nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução.
Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação relacionados ao ambiente e modo de vida destes.
Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.
Suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: que espécies eram fixas, ou seja, todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos; era o chamado Criacionismo.
Abaixo, um link de um infográfico retirado do IGEducação

http://educacao.ig.com.br/imagens/infografico/darwin_900x550/darwin.html

sábado, 15 de agosto de 2009

Questões 2

Questões de Biologia - Aleatórias. Bom proveito.
OBS.: Gabarito só depois!!!!!!!

01. Um biólogo encontra uma nova espécie animal de aspecto vermiforme. A princípio, fica em dúvida se este é um representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opções, você recomendaria que ele examinasse a presença de:

a) simetria bilateral;
b) segmentação corporal;
c) sistema circulatório aberto;
d) sistema digestivo completo;
e) sistema nervoso difuso.


02. As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse "banho" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las. Considere o quadro a seguir.

Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo:

a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso;
b) escorbuto, cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias;
c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso;
d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias;
e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.


03. As figuras a seguir representam cortes transversais de dois momentos da organogênese, em anfioxo. Considerando as características dessa etapa do desenvolvimento embrionário e as figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s):

01. A organogênese precede a mórula e caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos a partir dos folhetos embrionários formados no período da gastrulação;
02. A partir do achatamento da ectoderme, da região dorsal do embrião, diferencia-se a placa neural (a) e, posteriormente, o tubo neural (b), que dará origem ao sistema nervoso do indivíduo;
04. Da endoderme (c) deriva o epitélio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que são formadas a partir da ectoderme;
08. O celoma (d) é uma cavidade do embrião, derivado das bolsas mesodérmicas (e), e está delimitado pela mesoderme (f);
16. Do teto do arquêntero (g) diferencia-se a notocorda (h), que é uma estrutura maciça, localizada na região dorsal, logo abaixo do tubo neural (b).


04. Em relação a um embrião de anfioxo esquematizado adiante assinale a opção em que NÃO há correspondência entre a estrutura e o que ela origina.

a) endoderma/ fígado;
b) mesoderma/ músculos lisos;
c) ectoderma/ tubo digestivo;
d) notocorda/ eixo de sustentação;
e) tubo neural/ sistema nervoso.


05. Na embriogênese, a partir dos três folhetos iniciais, vão surgindo por diferenciação celular, os tecidos embrionários e destes, resultarão os tecidos definitivos, que formarão os órgãos e todas as partes do corpo. Assinale a opção que associa corretamente a estrutura presente em vertebrados e o folheto embrionário que lhe deu origem.

a) Ectoderma - sistema nervoso, Mesoderma - tecido conjuntivo, Endoderma – pulmões;
b) Ectoderma - músculos, Mesoderma - pâncreas, Endoderma – epiderme;
c) Ectoderma - sistema urinário, Mesoderma - bexiga, Endoderma – músculos;
d) Ectoderma - pulmões, Mesoderma - sistema urinário, Endoderma - sistema nervoso;
e) Ectoderma - tecido conjuntivo, Mesoderma - epiderme, Endoderma – pâncreas.


06. O sistema nervoso central é formado a partir do tubo neural, o qual se diferenciou do ectoderma. Qual das alternativas apresenta um elemento que tem origem neste folheto embriológico?

a) Derme;
b) Músculos;
c) Sangue;
d) Pâncreas;
e) Epiderme.


07. Um embrião de sapo, na fase final de gastrulação, é submetido à ação de radiação mutagênica de pequeno poder de penetração e que atinge apenas as células superficiais. Espera-se que surjam anomalias

a) no estômago e no intestino;
b) nos músculos lisos e estriados;
c) na epiderme e no sistema nervoso;
d) nos ossos e nas cartilagens;
e) nos rins e no miocárdio.


08. O ser humano é uma entidade biológica e social. Como todo organismo, é formado por órgãos e sistemas e tem a capacidade de se reproduzir, crescer e interferir no meio onde vive, assim como de receber influências do ecossistema. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

(1) Na reprodução humana, as células precursoras do óvulo, os ovócitos primários, são formadas ainda na fase embrionária; os ovócitos secundários são formados após o nascimento, já na puberdade; e os óvulos somente se formarão caso haja fecundação;
(2) A presença da gonadotrofina coriônica na circulação sanguínea de uma mulher adulta confirma a suspeita de gravidez, pois sua produção ocorre nas vilosidades placentárias e sua função é estimular a atividade do corpo lúteo;
(3) O sistema nervoso, a epiderme e seus anexos têm origem ectodérmica, enquanto os sistemas circulatório, muscular e respiratório originam-se do endoderma;
(4) O tecido conjuntivo pode ser comparado com o parênquima dos vegetais, já que ambos desempenham as funções mesenquimática, de preenchimento e de armazenamento de substâncias de reserva.

Com relação aos tecidos de animais superiores, pode-se afirmar que:

I - os linfócitos são produzidos na medula óssea vermelha;
II - o músculo liso é formado por células fusiformes com núcleo central;
III - os oligodendrócitos produzem mielina no sistema nervoso central;
IV - os osteoblastos produzem a parte orgânica da matriz óssea;
V - as glândulas endócrinas lançam sua secreção para ductos.

Assinale a alternativa com a seqüência correta:

a) I, II e III estão corretas;
b) II, III e IV estão corretas;
c) III, IV e V estão corretas;
d) I, IV e V estão corretas;
e) I, II e V estão corretas.


09. Apresenta simetria bilateral, metameria e sistema nervoso dorsal:

a) gafanhoto;
b) planária;
c) estrela-do-mar;
d) medusa;
e) anfioxo.


10. Cigarros viram droga nos EUA:

Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da FDA (Federal Drug Administration)....
Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96.

Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA:

a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cárdio-respiratório;
b) Os fumantes "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares;
c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono;
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar;
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.


11. A doença de Tay-Sachs é hereditária e provoca retardamento mental grave e morte do paciente na infância. Essa doença é devida à incapacidade das células de digerir uma substância cujo acúmulo é responsável pelas lesões no sistema nervoso central. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a organela celular cuja função está alterada nessa doença é:

a) a mitocôndria;
b) o complexo de Golgi;
c) o lisossomo;
d) o retículo endoplasmático rugoso.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atenção Preguiçosos!!!!

Um despertador promete fazer estragos àqueles que demoram a se levantar. Foi lançado nos Estados Unidos, por exemplo, o Shape Up, despertador que não só obriga a sair da cama como a fazer exercícios. Possui um alarme embutido em um haltere que só é desativado depois que 30 repetições são feitas com o objeto. Isso mesmo! Para desligá-lo é preciso fazer ginástica. Difícil voltar para a cama depois disso, não?
E agora?

BioRádio 4

O Mito - Iron Maiden - The Number of The Best

Buraco Negro

Sabe o que é Buraco Negro? É um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz, e nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro".
Como se sabe, é impossível detectar, por meios de hoje, os Buracos Negros, pela ausência de luz no astro. Pois bem, a NASA registrou um poderoso Buraco Negro.
O fenômeno foi localizado no centro da galáxia em espiral NGC 1097, que também é dotada de gigantescos braços repletos de estrelas que orbitam o massivo Buraco Negro.
Na imagem, o Buraco Negro aparece rodeado por um anel esbranquiçado composto por milhares de estrelas em formação. A área azulada e escurecida ao redor do centro é composta de gás e poeira proveniente das estrelas sugadas pela força gravitacional.
O astro é assustador, mas também é um dos mais belos fenômenos.

ProUni - Uma ótima

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:

* ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
* ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
* ser pessoa com deficiência;
* ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

A seleção para a obtenção das bolsas se dá em três fases:

a) inscrição e pré-seleção pelo MEC: o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até sete opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa. Em seguida, o Sistema do ProUni (Sisprouni) classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.

b) aferição das informações prestadas pelo candidato pelas instituições de ensino superior: os estudantes devem comparecer às instituições de ensino, de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição, conforme portaria do MEC que regulamenta cada processo seletivo.

c) seleção feita pelas instituições: os estudantes poderão ser encaminhados para eventuais processos seletivos próprios, feitos pelas respectivas instituições. Se aprovados, são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

A reprovação do estudante em qualquer das etapas descritas implicará a pré-seleção em segunda chamada do estudante seguinte na listagem de classificação, observando-se, rigorosamente, a ordem das notas obtidas no Enem.
Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar qualquer documentação julgada necessária.
Todos os dados informados pelo candidato na ficha de inscrição devem ser ratificados na fase de comprovação de informações. Tal procedimento visa à transparência, à justiça e à lisura da seleção realizada pelo ProUni, já que o objetivo principal do programa é conceder bolsas a candidatos comprovadamente necessitados.
Durante o curso, o bolsista do ProUni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa. A adesão ao ProUni isenta as instituições de ensino superior do pagamento de quatro tributos: Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS). A isenção vale a partir da assinatura do Termo de Adesão e durante seu período de vigência (dez anos).
Há dois tipos de critérios: educacionais e fiscais.
O critério educacional estabelece que a instituição deverá estar regularmente autorizada a funcionar e seus cursos devem estar regularmente cadastrados junto ao Inep.
O critério fiscal exige que a instituição deverá apresentar regularidade fiscal aferida pelo MEC mediante consulta ao Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin), previamente à autorização para adesão.
Esse processo passa pelas seguintes etapas:

a) Pré-seleção em primeira chamada, para os estudantes classificados de imediato, conforme suas opções de curso e suas notas no Enem.

b) Pré-seleção em segunda chamada, para os estudantes pré-selecionados para as bolsas não preenchidas em função da reprovação dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada.

c) Bolsas remanescentes (aquelas não preenchidas durante o processo seletivo regular), preenchidas pelas próprias instituições, a partir dos mesmos critérios das demais bolsas do ProUni. Os estudantes são selecionados pela seguinte ordem: alunos das turmas iniciais, conforme a classificação no vestibular da instituição, e alunos dos outros períodos letivos, conforme seu desempenho acadêmico na instituição. Têm prioridade na ocupação das bolsas os estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

d) As bolsas ainda assim não preenchidas são ofertadas novamente no próximo processo seletivo correspondente do ProUni, junto com as bolsas obrigatórias, determinadas pela legislação do programa.
Todos os procedimentos operacionais do Prouni são efetuados por meio de um sistema informatizado, o Sistema do ProUni (Sisprouni). O MEC tem capacidade para identificar em tempo real a situação de cada uma das instituições participantes do programa. Todo esse processo é eletrônico e via Internet, com um importante instrumento de controle: a certificação digital. Há duas intersecções entre o ProUni e o Financiamento Estudantil (Fies). A primeira diz respeito à prioridade na distribuição dos recursos do Fies às instituições participantes do programa, conforme estabelece o art. 14 da Lei 11.096/05, que instituiu o Prouni. A segunda é a possibilidade de todos os bolsistas parciais de 50% contratarem junto ao Fies o financiamento de metade da parcela da mensalidade que não é coberta pela bolsa. As regras do Fies são as mesmas para todos os estudantes, bolsistas do Prouni ou não. Para que o bolsista do ProUni possa contratar financiamento, a instituição de ensino deve aderir a processo específico do Fies.A bolsa do Prouni também é destinada a professores da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente dos limites de renda do programa. Nesse caso, os professores deverão estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. A seleção é efetuada também por meio das notas no Enem, analogamente a qualquer vestibular. O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE. O candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

O ProUni instituiu, em 2006, a Bolsa-Permanência, destinada a ajudar no custeio das despesas educacionais dos estudantes. É um benefício, de até R$ 300,00 mensais, concedido a estudantes com bolsa integral em utilização, matriculados em cursos presenciais com no mínimo seis semestres de duração e cuja carga horária média seja superior ou igual a seis horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior (Siedsup), mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O processo de seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa-Permanência é feito automaticamente pelo sistema informatizado do ProUni, em janeiro e julho de cada ano, observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.

Mais informações, notícias e cadastros, acesse:

http://portal.mec.gov.br/prouni/

Dicionário Virtual

Dicionários são imprescindíveis em qualquer momento. Falar bem e escrever, também. Existem vários dicionários online, mas um em especial é muito fácil e, o melhor, totalmente de graça. Se trata do Dicionário Aulete Digital. É um projeto desenvolvido pela Lexikon. É compatível em dois modos: web 2.0, aquela onde há uma maior interação entre os usuários e o "endereço", e outra offline, fazendo apenas o download.
Valeu a pena estudante!!!!!

Segue o endereço:

Dicionário 2.0 - http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital

Download - http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=download

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mundo Bizarro 2

Foto tirada em um zoológico na Europa. Se trata de um polvo que conseguiu abrir um recipiente de vidro. Seria coincidência ou hábito?! Comentem.........

BioRádio 3

Skank - Resposta

Hino Nacional........ Não será apenas o jogador que irá cantar.......

Não só de escândalos vive o Senado brasileiro. Terça-feira, 11 de agosto, foi aprovado um projeto de lei que determina a execução, ao menos uma vez por semana, do Hino Nacional em escolas públicas e particulares do ensino fundamental.
Caro aluno, o Hino brasileiro é o maior símbolo desse País e desobedecê-lo é pena grave, sujeito à cadeia. Então é melhor aprendendo a letra e mão no peito!!!!!

Não sabe a letra, então aprenda:

HINO NACIONAL

Parte I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!



Parte II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Feliz dia do Estudante!!!

Sabe por que se comemora o Dia do Estudante em 11 de agosto? Foi no dia 11 de agosto de 1827 que D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife.
Pois bem estudante, comemore muito o seu dia estudando. Feliz dia do Estudante!!!!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Perfil do Profissional 2

BACHAREL EM AGROECOLOGIA

O Bacharel em Agroecologia deve ser um profissional: Comprometido com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos adotados pela agroecologia, enquanto dimensões fundamentais da agricultura sustentável; Dotado de uma efetiva base científica e técnica para uma visão integrada e de natureza interdisciplinar na busca do desenvolvimento rural sustentável; Capaz de produzir e difundir o conhecimento científico e o desenvolvimento de manejo agroecológico; Qualificado para consolidar e avançar os conhecimentos disponíveis, contribuindo diretamente em nível científico, e indiretamente, em níveis político, econômico, social, cultural e ambiental, para a implantação de sistemas agroecológicos de produção agropecuária; Habilitado para formulação, planejamento e execução de políticas públicas e de desenvolvimento rural que visem o desenvolvimento econômico, social, e ambiental, nos vários macro ambientes geográficos regional, estadual e local voltadas principalmente à agricultura de base familiar.

Como você dorme?


Você prefere o frio ou o quente para dormir? Lógico que estou falando da temperatura ambiente.
Estudos revelam que, em geral, a temperatura ideal para dormir é baixa, de 15,5ºC a 20ºC.
Ao que parece, temperaturas nessa faixa ajudam na diminuição da temperatura corporal que, por sua vez, inicia a sensação de sono. Pesquisadores mostraram que pessoa que sofrem desse mal tendem a ter uma temperatura corporal mais quente que pessoas com sono regular, um pouco antes de irem para a cama. Isso leva a um esforço para adormecer, já que o corpo tenta reajustar seu termostato interno.
Para pessoas com sono tranquilo, a queda na temperatura corporal é marcada por um aumento na temperatura dos pés e das mãos, à medida que as veias dilatam e o corpo irradia calor.
Os estudos mostraram que, para pessoas com problemas de sono, um quarto frio e uma garrafa de água quente colocada nos pés, que rapidamente dilata as veias, podem forçar o termostato interno a um estado melhor.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/08/05/ult4477u1918.jhtm

Humor

A internet é mesmo um universo. Rola por ela, toda hora, verdades ou mentiras engraçadas. Uma, é sobre o ENEM; as pérolas, algo que os alunos escreveram sobre determinado assunto.
Eis alguns desses:

"Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia."
(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)


"A natureza brasileira só tem 500 anos e já está quase se acabando."
(Foi trazida nas caravelas, certo?)

"O cerumano no mesmo tempo que constrói também destrói, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos."
(Não conte comigo)


"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefício para o Brasil."
(Vamos trocar o fumacê pelas moto-serras)

"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros".
(Com algumas diferenças básicas...)

Ilha do Lixo

Ilha significa, em geografia, porção de terra cercada de água em toda a sua periferia e menos extensa que um continente. Pois bem. Sabia que existe uma ilha feita por lixo? Mais exatamente no pacífico. Nesse local existem redemoinhos e correntes marítimas que não deixa o lixo sair. O tamanho? Quase a região sudeste do Brasil......



Cementem esse absurdo!!!!!

domingo, 9 de agosto de 2009

Mundo Bizarro

Peixe conhecido, e que Biólogos acreditavam ser de espécies extintas, foram encontrado no mar da Califórnia. O peixe da espécie Macropinna microstoma mede 15cm e é fotossensível.

Perfil do Profissional

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Este curso forma administradores humanistas, com formação técnico-científica e habilidade para compreender e atuar no meio social, político, econômico e cultural, administrar organizações empresariais em consonância com as demandas regionais,
nacionais e mundiais, podendo exercer funções de administrador financeiro, de materiais, mercadológico, da produção das relações industriais, de pessoal, de orçamento, dos programas de trabalho, além de outras opções oferecidas nas áreas de aprofundamento.


Teste sobre Carreira Profissional

Fuçando a internet dia desses, descobri algo interessante sobre carreiras. Adolescentes sempre tiveram e terão dificuldades sobre qual carreira escolher, qual caminho seguir.
pensando nisso, estou disponibilizando um link que vai diretamente para um teste. Faça e reflita.

http://guiadoestudante.abril.uol.com.br/profissoes/testes/interna.shtml?quemsou&1

Como prometido......

Os Estados Unidos participam da exploração do pré-sal, o Brasil compra lá as armas que quiser e com transferência de tecnologia.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Globo, o General James Jones, o assessor de segurança nacional de Barack Obama, defende a presença de militares americanos na Colômbia e diz que Hugo Chavez está se tornando uma preocupação.

O terno e a gravata não escondem que James Jones Junior foi militar por mais de 40 anos e na hierarquia americana, um dos mais importantes: Comandante dos Marines, a tropa mais aguerrida dos Estados Unidos.

Ele é do tipo durão que prefere falar suave, mesmo quando as palavras são grandiloquentes. Parceria estratégica, é como o General define a cooperação que Washington pretende com o Brasil no campo energético, uma parceria para tentar resolver os problemas energéticos globais.

Mas o governo brasileiro entendeu a parceria estratégica proposta pelos Estados Unidos? O general responde sim, tem falado com frequência com Dilma Roussef, com o Ministro das Minas e Energia, com a Petrobrás, as conversas tem trazido progressos. "Estamos sincronizando nossas políticas com objetivos de longo prazo para as necessidades de energia americanas", ressaltou.

Ele fala de parceria estratégica também quando se trata de vender ao Brasil armas de última geração, como os aviões e sistemas aéreos de combate que a FAB quer comprar.

Indagado se daria ao Brasil acesso a tecnologias como mísseis e submarinos, foi claro: "podemos falar sobre tudo". Mas quando o governo brasileiro critica o americano, por exemplo, por conta do acordo militar pelo qual a Colômbia deixa os Estados Unidos usar bases em seu país, o que o general tem a dizer?

Que os militares americanos não vão afetar a soberania de ninguém, que a bandeira americana nem subirá na Colômbia, que é só luta contra o narcotráfico. Mas, com o jeito suave, atenua: "poderíamos ter conversado sobre isso antes que entrasse na mídia".

Até para falar mal de Hugo Chavez o assessor de segurança adota um tom que parece cordato, embora o conteúdo seja forte. Disse que as Farc operam da fronteira da Venezuela com a Colômbia, e Chavez nada faz.

Que há evidências do transporte de armas da Venezuela para as Farc, e Chavez nada faz e que ele, Chavez, em nada ajuda a paz e a segurança da região.

E o que o homem da segurança nacional do Presidente americano tem a dizer sobre a visão, em determinados círculos do governo brasileiro, de que os Estados Unidos continuam imperialistas? "Eu não julgo indivíduos", disse o general transformado em diplomata. Mas fico muito contente como retornam rápido meus telefonemas.

O Jornal da Globo apurou que o governo americano enviou nesta quarta-feira uma carta ao brasileiro detalhando propostas de transferência de tecnologia para setores sensitivos, como armamentos.

Na comitiva do assessor de segurança nacional de Obama estavam dois subsecretários, ambos do Pentágono, responsáveis por compras e transferência de tecnologia de armas.


E ai?? Seria o Brasil um futuro Irague? Ou não, os Estados Unidos, com Obama, tornaram-se melhores. Comentem!!!!!

Semana começa a mil!!!!!

Pessoal, semaninha cheia!!!! Provas, trabalos, simulados, enfim, até sexta-feira teremos muito trabalho.

sábado, 8 de agosto de 2009

Sobre a Influenza A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comentem

Pessoal, gostaria muito que vocês, após a leitura dos posts, comentassem. É importante, pois com os comentários saberei o que postar e o que não postar.

Valeu pelas visitas!!!!!!!!!!

Como você viria esse título de reportagem?

Assessor de Segurança de Obama propõe parceria estratégica com Brasil

EUA podem vender armas de última geração e tecnologia ao Brasil.
General James Jones diz que Chávez está se tornando uma preocupação.

Matéria do jornal da globo......

Publicarei mais detalhes.................

terça-feira, 4 de agosto de 2009

BioRádio



Essa versão mostra que o mundo não precisa ter barreiras, que a união é que prevalece.
Criada por uma ONG chamada Playing For Change esse vídeo tornou sucesso não só na internet como na tv de vários países. Curtam e deixe seu comentário!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Câncer e Divisão Celular

Leia abaixo, texto retrado do site do médico Oncologista André Sasse:

O câncer é fundamentalmente uma doença genética. Quando o processo neoplásico se instala, a célula-mãe transmite às células filhas a característica neoplásica. Isso quer dizer que, no início de todo o processo está uma alteração no DNA de uma única célula.

Esta alteração no DNA pode ser causada por vários fatores, fenômenos químicos, físicos ou biológicos. A esta alteração inicial damos o nome de estágio de iniciação.

Temos que ter em mente que uma só alteração no DNA não causa câncer. São necessárias várias mutações em seqüência, que ao mesmo tempo não sejam mortais para a célula, e causem lesões estruturais suficientes para causarem uma desregulação no mecanismo de crescimento e multiplicação.

O estágio de promoção é o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor.

Observamos que o câncer ocorre mais freqüentemente em pessoas idosas. A partir dos 55 anos, a incidência da doença cresce em nível exponencial. Isso quer dizer que quanto mais tempo uma pessoa tem para expor seu material genético a um fator qualquer que possa alterá-lo, maior será a chance disso acontecer.

Todas as células têm um mecanismo de reparo do DNA. Mutações genéticas mínimas ocorrem muito freqüentemente, em todas as pessoas. Só que não desenvolvemos câncer rapidamente porque nossos mecanismos de reparo são em geral eficientes. Só que quanto mais tempo se passar, maior será a chance de um "escape". Se vivêssemos até 200 anos, todos provavelmente teríamos algum tipo de câncer. Isso porque passou tempo suficiente para que se acumulassem mutações genéticas em nossas células.

Se o tempo é um fator importante para permitir ao organismo uma maior exposição a elementos potencialmente lesivos para o DNA celular, a exposição a uma maior quantidade desses elementos lesivos também exerce grande importância no desenvolvimento do câncer.

A esses elementos lesivos que acabam por acarretar um aumento na probabilidade de ocorrência de lesões no DNA, e portanto, aumento da incidência de neoplasias, é dado o nome de carcinógenos.

A ocorrência de mutações, logicamente, ocorre no momento da divisão celular. Isso porque a célula deve estar duplicando o seu DNA, e a possibilidade de erros é maior. Assim, substâncias que levam a um aumento na população de determinadas células são também, indiretamente, agentes capazes de aumentar a ocorrência de mutações genéticas.

A radiação é um tipo de carcinógeno que age lesando diretamente o DNA da célula.

A inflamação crônica de algum órgão, como o intestino, por exemplo, causa aumento da divisão celular, e aumenta a chance de alguma mutação. Dessa forma, gorduras animais, que causam um tipo de inflamação na mucosa intestinal, são carcinógenos "indiretos". É por essa razão que se orienta uma dieta com fibras. Essa dieta aumenta o volume do bolo fecal, diminuindo o tempo de exposição de todas as substâncias à mucosa intestinal, além de diminuir a concentração da gordura animal na massa fecal total.

A ação de hormônios é semelhante. Eles aceleram a divisão celular de alguns tipos de células, facilitando a ocorrência de mutações.

O fumo, por sua vez, desenvolve uma ação carcinogênica mista. Ele é capaz tanto de lesar o DNA das células do corpo inteiro, diretamente, quanto irritar mucosas, causando inflamação crônica na boca, garganta, brônquios e pulmões. É por isso que o fumo pode causar também câncer de bexiga e pâncreas, por exemplo, não ficando limitado apenas às vias aéreas.

As neoplasias ditas hereditárias estão relacionadas com a perda de genes supressores de tumor. Isso explica a quase totalidade das doenças neoplásicas que existem em crianças, geralmente produzidas por um aumento da predisposição ao desenvolvimento de tumores já ao nascimento.

Outras situações em que pode ocorrer lesão direta do DNA é quando ocorre invasão celular por vírus. Como exemplo mais evidente temos o vírus das hepatites B e C, que a longo prazo podem causar câncer hepático. Também há a associação do papilomavirus (HPV) com o câncer de colo de útero. As alterações específicas geradas no DNA que estes tipos de vírus causam ainda não estão bem determinadas. O que se sabe é que pode haver uma completa integração do genoma do vírus no genoma (DNA) da célula hospedeira, sendo que esta célula dará origem à oncogênese.

O estágio de progressão é o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

Não podemos encarar o câncer como um processo que tenha uma causa específica. A neoplasia é o produto de um processo genético inicial, invariavelmente seguido de um outro, e assim por diante, desencadeando algo como uma cascata de derrubadas de dominó. Por carcinogênese se entende, portanto, todo o processo que se inicia na primeira mutação e termina nas alterações moleculares que resultam no câncer clinicamente detectado.

Questões

Questões sobre Divisão Celular:

A vimblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Sabendo-se que essa substância impede a formação de microtúbulos, pode-se concluir que sua interferência no processo de multiplicação celular ocorre na:
a) condensação dos cromossomos.
b) descondensação dos cromossomos.
c) duplicação dos cromossomos.
d) migração dos cromossomos.
e) reorganização dos nucléolos


O número de cromossomos da espécie humana pode, as vezes, apresentar alterações. Pessoas com síndrome de Klinefelter possuem 47 cromossomos, entre os quais, os cromossomos sexuais são representados por XXY. Com base nessas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:
a) os pais de um indivíduo Klinefelter têm numero normal de cromossomos nas células somáticas.
b) a presença de dois cromossomos X impede a manifestação do fenótipo masculino.
c) a ocorrência do fenótipo mutante È resultado de um cromossomo extra.
d) a fecundação de um óvulo X por um espermatozóide XY da origem a um indivíduo Klinefelter


As células humanas possuem 46 cromossomos. Relacione os seguintes estágios com o número de cromátides presentes:
A – Metáfase, B – Metáfase I, C – Telófase, D – Telófase I, E – Telófase II.
a) 92 92 46 46 23
b) 46 46 46 46 23
c) 92 92 23 23 23
d) 46 46 23 23 23


Quantas células serão geradas a partir de uma célula passando por:
A – Mitose, B – Meiose
a) 1 e 2
b) 2 e 4
c) 2 e 1
d) 4 e 2


Qual a fase mitótica em que os nucléolos desaparecem?
a) Prófase
b) Metáfase
c) Anáfase
d) Telófase


Qual a fase da mitose e da meiose em que ocorre separação das cromátides-irmãs?
a) Metáfase e Metáfase I
b) Anáfase e Anáfase I
c) Metáfase e Metáfase II
d) Anáfase e Anáfase II


Qual a fase da divisão celular em que ocorre crossing-over?
a) Prófase
b) Metáfase I
c) Prófase II
d) Prófase I


Uma célula com 10 pares de cromossomos sofre mitose. Quantas células serão geradas e quantos cromossomos existirão por célula?
a) 4 10
b) 2 10
c) 2 20
d) 4 20


Tendo em vista a estrutura e a função dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que:
a) todas as trincas da molécula do mRNA especificam algum aminoácido.
b) as moléculas do ácido ribonucléico (RNA) são hélices duplas de polirribonucleotídeos.
c) em todos os organismos, só existe um gene para cada molécula de DNA.
d) as estruturas espaciais e moleculares do DNA e RNA são diferentes.
e) as duas metades da hélice dupla do DNA têm seqüências iguais de bases nitrogenadas.


Para fazer o estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização?
a) Prófase.
b) Pró-metáfase.
c) Anáfase.
d) Telófase.
e) Metáfase.


Um cromossomo é formado por uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática humana em (A) possui (B) moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B?
a) A: início de intérfase (G1); B: 46.
b) A: fim de intérfase (G2); B: 23.
c) A: início de mitose (prófase); B: 46.
d) A: fim de mitose (telófase); B: 23.
e) A: qualquer fase do ciclo celular; B: 92.


Um evento característico da subfase paquíteno, da prófase I da meiose, é a:
a) condensação dos cromossomos homólogos.
b) recombinação genética.
c) terminalização dos quiasmas.
d) formação das tétrades.
e) fragmentação da carioteca.


Leia as afirmativas abaixo:
I.A ocorrência de crossing-over durante a meiose I é um dos principais fatores responsáveis pela variabilidade genética em uma espécie.
II.O crossing-over ocorre na prófase I, após o pareamento dos cromossomos homólogos.
III.Os centrômeros representam os locais onde houve a quebra e troca de fragmentos de cromossomos.
IV.Em condições normais, não há separação de cromátides-irmãs durante a meiose I.

Estão corretas apenas as afirmações:
a) I, II e IV.
b) I e IV.
c) II, III e IV.
d) II e III.
e) I, II e III.

Mitose

Olá, galerinha!

Hoje começo o meu blog sobre diversos assuntos, mas com foco na Biologia.

A minha primeira postagem é sobre Mitose.

Bons estudos!!


A divisão celular, no caso da mitose, corresponde à criação de uma cópia e sua meta é a duplicação de todos os componentes. A principal atividade da célula, antes de se dividir, refere-se à duplicação de seus componentes nucleares. A interfase é o período de intensa atividade metabólica que precede e prepara a célula para a divisão celular. É uma fase que envolve a duplicação da cromatina. Todas as informações existentes ao longo das moléculas de DNA são passadas para as cópias. Em pouco tempo, cada célula formada na divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo componente da célula que se dividiu. As duas cópias de cada cromossomo permanecem juntas por certo tempo, unidas pelo centrômero comum, constituindo as duas cromátides de um mesmo cromossomo.


Na intérfase, os centríolos também se duplicam.  A mitose é uma divisão equacional. Uma célula, ao passar por esse processo, produz duas células iguais quanto à ploidia e ao patrimônio genético. A mitose é um tipo de divisão muito freqüente. Nos unicelulares serve à reprodução e à multiplicação dos organismos. Nos pluricelulares, é utilizada para reparar tecidos lesados, repor as células que normalmente morrem e também no crescimento. No homem, a pele, a medula óssea e o revestimento intestinal são locais onde esse tipo de divisão é freqüente. Apesar disso, existem células que não realizam mitose. Neurônios e fibras musculares são células altamente especializadas e que não se dividem. Nos vegetais, a mitose ocorre em locais onde existem tecidos responsáveis pelo crescimento, por exemplo, na ponta das raízes e na ponta dos caules. A mitose apresenta quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

PRÓFASE – FASE DE INÍCIO
Os cromossomos começam a ficar visíveis; - o nucléolo começa a desaparecer; - organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras originadas a partir dos centrômero, constituindo o chamado fuso de divisão, ou fusão mitótico; - o núcleo absorve água, aumenta de volume e a carioteca se desorganiza.

METÁFASE – FASE DO MEIO
Os cromossomos atingem o máximo em espiralação, encurtam e tornam-se bem visíveis; - sem a carioteca, os cromossomos, localizados na região equatorial da célula, prendem-se às fibras do fuso pelos centrômeros; - no final da metáfase e início da anáfase ocorre a duplicação dos centrômeros.

ANÁFASE – FASE DO DESLOCAMENTO
As fibras do fuso começam a encurtar; - em conseqüência, cada lote de cromossomos-irmãos é puxado para os pólos opostos da célula; - a célula fica temporariamente tetraploide.

TELÓFASE – FASE FINAL
Os cromossomos iniciam o processo de desespiralação; - os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares; - a carioteca se organiza em cada núcleo-filho; - cada dupla de centríolos já se encontra no local definitivo, nas futuras células-filhas.   





OBS.: Na célula animal, a partição em duas cópias é chamadas de citocinese e ocorre de fora para dentro. Há, ainda, uma divisão equitativa de organelas pelas duas células-irmãs.

A INTÉRFASE E A DUPLICAÇÃO DO DNA
A intérfase é um período de intensa atividade metabólica no ciclo celular, pois é ela que ocorre grande produção de materiais, a célula cresce e, ao chegar ao limite de tamanho, duplica o DNA. O intervalo de tempo em que ocorre a duplicação do DNA foi denominado de S (de síntese) e o período de intensa atividade metabólica que o antecede é conhecido como G1 (G de gap, intervalo). O período que sucede o S é conhecido como G2. G1, S e G2 são, então, os períodos da intérfase. A formação de um novo par de centríolos é iniciada na fase G1, continua na fase S e na fase G2 a duplicação é completa. Mas, os dois pares de centríolos permanecem reunidos no mesmo centrossomo. Ao iniciar-se a prófase, o centrossomo parte-se em dois e cada par de centríolos começa a dirigir-se para pólos opostos da célula que irá entrar em divisão.

Abaixo, um vídeo, em inglês, sobre a mitose: