quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conceitos de Darwin têm interpretações incorretas

Texto que recebi abordando a evolução de forma diferente: (o autor não foi informado)

É interessante para mim, para não dizer triste, observar como até hoje, passados quase 150 anos, faz-se uma interpretação incorreta das palavras proferidas por Darwin em sua apresentação de "A Origem das Espécies".
Atolado em erros de interpretação e em distorções conceituais sem sentido, nasceu, há algumas décadas, "um tal de" darwinismo social _conjunto de pensamentos elitistas e de forte conteúdo capitalista que deixou um rastro de horror na interpretação biológica verdadeira do pensamento de Darwin.
Tal evento ainda demanda muitas horas de discussão com meus alunos na tentativa de apagar os danos profundos causados pelo uso incorreto dos conceitos de "sobrevivência dos mais aptos", "seleção natural" ou ainda "luta pela existência (vida)".
Um dos erros mais comuns e mais difíceis de apagar é a crença de que a seleção natural age principalmente por meio da mortalidade dos organismos, isto é, os indivíduos menos adaptados simplesmente morrem, são eliminados!
Some-se a isso uma "luta pela vida", e temos como resultado a idéia de que a seleção natural favorece comportamentos agressivos, predatórios, de luta por recursos ou ainda indivíduos melhores, mais fortes e mais rápidos. A própria "Lei do Cão"! Se só isso fosse verdade, teríamos, cada vez mais, indivíduos mais fortes, mais rápidos e (argh!) mais agressivos.
Observe, entretanto, uma interpretação mais sutil (e correta, acredite!) para essa sobrevivência do mais apto. A seleção natural tem como moeda principal um sucesso reprodutivo diferencial, isto é, os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente (com uma tal característica) devem deixar um número maior de descendentes, que, por sua vez, carregam tal característica como herança.
Assim o conjunto (pool) gênico das próximas gerações tem tal característica em maior peso. Tal conceito elimina extremos, mas não pela morte dos indivíduos!
Por exemplo: um indivíduo muito agressivo pode gastar muito de seu tempo em brigas por territórios/alimentos, destinando pouco tempo à reprodução. Também um indivíduo submisso fica muito tempo escondido ou fugindo, destinando pouco tempo à reprodução.
Os dois deixam poucos descendentes, fazendo com que tais características (agressividade e submissão) estejam menos presentes no futuro, enquanto um mais "equilibrado" tende a deixar mais descendentes.
Para terminar este texto, imagine um indivíduo perfeito. Não necessariamente da espécie humana, embora seja difícil pensar em formigas ou tamanduás nestas horas.
O mais bonito, mais inteligente, grande corredor, extremamente educado, atencioso, dono de grandes propriedades. Simplesmente perfeito, mas que nunca se preocupou com a reprodução. Pois é, tal perfeição morreu (geneticamente) com seu proprietário.

BioDicas 1

Inicia hoje uma nova série intitulada BioDica. Postarei dicas referentes ao conteúdo do ensino médio que por descuido os alunos esquecem ou simplesmente "passam por cima". Para dar início a essa série:

Assunto: Respiração Celular
Tema: Ação do oxigênio.

A função do oxigênio na cadeia respiratória é a de ser o receptor final.

Perfil Professional 4

BACHAREL EM ARQUIVOLOGIA

O profissional formado no Curso de Bacharelado de Arquivologia estará capacitado a identificar, organizar, avaliar e
preservar documentos dos mais diversos tipos, estejam eles em papel, foto, micro filme, meios eletrônicos físicos ou em bancos de
dados virtuais podendo atuar na guarda e disponibilização de informações documentais geradas e acumuladas em empresas
privadas ou órgãos governamentais e não governamentais.


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fast News - Notícias Rápidas (PARTE 4)

Uso sustentável de energia

Os prejuízos ambientais causados por ações humanas estão entre as principais preocupações da sociedade atual. Para sensibilizar a população sobre a importância do tema, a PUCRS lançou o projeto Uso Sustentável de Energia. A iniciativa inclui o uso do telhado verde, em que as tradicionais telhas para cobrir casas e edificações são substituídas por uma camada de vegetação.

BioRádio 10

Guns in Roses - Don't Cry

Proteste - Cop15

A Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas – COP 15, ou simplesmente a Conferência do Clima de Copenhague é o evento mais aguardado do ano. Na capital da Dinamarca – no período de 7 a 18 de dezembro – se encontrarão 190 países e uma única pauta: a busca por um consenso que permita um acordo global para substituir o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que expira em 2012. Copenhague assumiu destacada importância após o impactante relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – sigla em inglês) de 2007. À época, o informe dos pesquisadores e cientistas foi categórico e não deixou espaço para dúvidas ao afirmar de forma contundente – o relatório utilizou a expressão “inequívoca” – que o aquecimento global se deve à intervenção humana sobre o planeta.
Destaque-se que para muitos, as previsões do IPCC de dois anos atrás já estão defasadas. O quadro hoje seria pior do que o alardeado pelos cientistas no relatório de 2007. Um recente estudo apresentado por pesquisadores na revista Nature afirma que alguns ‘limites planetários’ já foram ultrapassados. Segundo o estudo três dos limites já foram transgredidos: os do aquecimento global, a extinção de espécies e o ciclo do nitrogênio. Outros quatro estão próximos: uso da água doce, conversão de florestas em plantações, acidificação dos oceanos e ciclo do fósforo. Os outros dois são a contaminação química e a carga de aerossóis na atmosfera.
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE Carlos Nobre que participou do IPCC em 2007, afirma que “nos últimos três anos, notamos que a exacerbação das mudanças climáticas continuou, e algumas previsões aconteceram de forma mais acelerada do que o próprio estudo previa, como o mais rápido desaparecimento do gelo no oceano Ártico e o aumento do nível do mar”.
Desde o relatório do IPCC de 2007 o sentido de urgência, de que algo precisa ser feito, foi ganhando corpo e um consenso foi se consolidando: a temperatura do planeta não pode subir mais do que 2 graus Celsius até o final desse século. Esse limite é considerado o ponto crítico após o qual as consequências das mudanças climáticas seriam irreversíveis.
Para que isso aconteça o mundo tem 40 anos – até 2050 – para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 80% e apenas uma década para atingir metas que correspondam a 20%. O problema, porém é como atingir estas metas. Aqui começam os dissensos, não há concordância entre os países e os embates se darão em Copenhague. Destaque-se que como se trata de uma Conferência das Nações Unidas, as decisões para serem aceitas e válidas precisam ser tomadas por consenso, por unanimidade.
Três são os temas principais na pauta de Copenhague: 1) emissão de gases: estabelecer novas metas e prazos; 2) mecanismos de financiamento das ações de combate ao aquecimento global, 3) mecanismos de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD) das florestas.
É sobre esses temas que persiste a discordância entre os países e, notadamente, entre os chamados países ricos ou desenvolvidos, e os países emergentes ou em desenvolvimento. Já foram realizados dois encontros preparatórios à Copenhague. O primeiro em agosto em Bonn (Alemanha) e o segundo nesse mês em Bancoc (Tailândia). Um terceiro ainda será realizado em novembro em Barcelona (Espanha). Até o momento, os encontros serviram apenas para mostrar que há mais desacordos do que acordos.

BioTV 4

Ilha das Flores é um lugar no Rio Grande do Sul. Este documentário retrata a vida de famílias que de livres não tem nada.
Documentário feito por animais que possuem telecéfalo altamentente desenvolvido e polegar opositor............

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fast News - Notícias Rápidas (PARTE 2)

Uma torre de 320 metros – altura da torre Eiffel – será construída no meio da Amazônia. A estrutura terá sensores para monitorar as trocas de calor, água e gás carbônico entre a vegetação e a atmosfera e fatores como velocidade do vento e umidade, o que ajudará a entender o papel desse bioma no cenário das mudanças climáticas.

Perfil Professional 3

BIOINFORATICA

A bioinformática é a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos da física, biologia, química, informática, ciência da computação e matemática, a fim de processar os dados com softwares que consigam distinguir diferentes genes, antever a configuração das proteínas, encontrar o que consegue inibir a ação das enzimas e várias outras.
Apesar dos benefícios trazidos pela bioinformática por meio da facilitação do estudo dos genes, essa junção ainda encontra dificuldades na leitura de alguns genomas, pois existem genomas com 4 milhões de bases e as máquinas normalmente lêem 1000 bases por vez, fazendo com que o mesmo genoma não seja conhecido em sua totalidade.
Em 1953, Watson e Crick descobriram que o DNA é estruturado com dupla hélice. Essa descoberta serviu para conhecer que as informações genéticas existentes dentro do DNA poderiam ser armazenadas digitalmente, o que conseqüentemente necessitaria de uma reformulação nos computadores, pois os mesmos possuíam alfabeto binário e as informações genéticas precisariam de um alfabeto quaternário que fosse A, C, G e T. Em 1995, a bioinformática ganhou destaque no mundo científico.
A demora para o reconhecimento dessa nova técnica se deu por causa das dificuldades em ler as informações contidas nos genomas, pois as letras neles contidas eram muito pequenas fazendo com que o processo fosse retardado, até que uma eficiente lente de aumento que proporcionasse o aumento significativo dessas letras chegasse.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ovni ou nuvem???



Comentem!!!!!!!!

Sabe.......

Sabe que dia é hoje?! Dia do pão!!!!!!! Boa refeição............

Fast News - Notícias Rápidas (PARTE 1)

Mesmo que os americanos deixassem de andar de carro amanhã, ainda assim necessitariam de cinco milhões de barris de petróleo por dia. Borracha, plástico, nylon, aerosois, resinas, solventes e lubrificantes.....

BioTV 3

O mundo ja esteve sob uma ameaça silenciosa e invisível que não reconhece fronteiras e está disposta a exterminar. Seu nome era H5N1, mais conhecida como a gripe do frango ou gripe aviária.
No interior da China morreram milhares de aves migratórias. No Vietnã, um camponês desenvolveu uma febre muito alta, tosse violenta e morreram horas depois. Em Hong Kong, milhões de aves foram exterminadas na tentativa de evitar uma epidemia global.
Os governos dos Estados Unidos e de vários países da Europa ordenaram controles rígidos e elevamram o estado de alerta. Na Turquia, mais casos perigosos da gripe foram identificados. Em todos os centros de poder sussurrava-se uma palavra funesta: pandemia.

BioRádio 8

O Rappa

A minha Alma

Professor sofre........

Levantamento realizado partir de informações do Ministério da Educação (MEC) aponta que os professores da rede básica de educação de 16 Estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527. O ensino básico compreende os nove anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio.
De acordo com os dados, os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados. Recebem R$ 3.360 e estão bem à frente do segundo colocado, o Rio de Janeiro, que tem média salarial de R$ 2.004. O Estado com o pior salário é Pernambuco, que tem média de R$ 982. O País tem dois milhões de professores na rede básica de ensino.
Entre os professores com nível superior completo ou incompleto, a média salarial é um pouco maior. Sobe para R$ 1.638. No Distrito Federal, mantém-se praticamente estável. Sobe de R$ 3.360 a R$ 3.389. Já em Pernambuco, a remuneração sobe de R$ 982 para R$ 1.040.
Os números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 Estados e no Distrito Federal.
É por isso que para manter uma renda descente o professor tem que se desdobrar em 2, 3, até 4 para ter uma renda aceitável. Quando vai mudar isso?!

domingo, 11 de outubro de 2009

Ovo ou galinha: quem veio antes?

Biologicamente, a resposta para o antigo dilema é óbvia

Na ocasião do lançamento do DVD O galinho Chicken Little, em março de 2006, a Disney reuniu um comitê para pôr um ponto final no longo enigma: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? O veredicto foi unânime. "A primeira galinha deve ter se diferenciado de seus pais por alguma modificação genética, que fez com que fosse a primeira a atender os critérios para ser chamada de galinha autêntica", observa John Brookfield, biólogo evolucionista da University of Nottingham, na Inglaterra. "Dessa forma, o organismo vivo dentro da casca de ovo teria tido o mesmo DNA da galinha em que se desenvolveria, e assim seria um membro dessa espécie de aves." O que reconhecemos como sendo o DNA de uma galinha existe primeiro dentro de um ovo, de onde se conclui que o ovo nasceu primeiro. No entanto, David Papineau, filósofo da ciência e Charles Bourns, granjeiro, concordam, a princípio, com a análise de Brookfield – mas a pergunta, na melhor das hipóteses, está incompleta e, na pior delas, mal colocada.
Se considerarmos "galinha" como um membro da Gallus gallus domesticus (uma subespécie de ave selvagem que se desenvolveu no sudeste da Ásia e foi domesticada há talvez 10 mil anos), poderíamos questionar o momento em que o primeiro indivíduo dessa espécie apareceu (e se tinha a forma de ave ou de ovo). A especiação, porém, não é um processo que acontece em um instante ou em um indivíduo. São necessárias gerações e gerações de mudanças lentas até que um grupo de animais pare de cruzar com outro; somente então é possível afirmar que ocorreu uma especiação. Dessa forma, não faz sentido discutir sobre a primeira galinha ou o primeiro ovo. Houve apenas o primeiro grupo de galinhas – algumas das quais, aparentemente, estavam na forma de ovo.
E se não formos muito exigentes com a qualificação das espécies, a Gallus gallus domesticus não estará nem perto de ter sido a primeira. Invertebrados simples como esponjas dependem de alguma forma de ovo para reprodução, o que quer dizer que os ovos provavelmente são anteriores à explosão da biodiversidade ocorrida no período Cambriano, há cerca de 530 milhões de anos. Peixes e anfíbios botam ovos gelatinosos; ancestrais de répteis e de aves botaram os primeiros ovos com casca há 340 milhões de anos. Essa inovação permitiu a sobrevivência e a maturação de seus ovos em terra e o surgimento de vertebrados terrestres muito antes de o primeiro galo cantar.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ENEM

O Ministro Fernando Haddad (MEC) disse que a nova data do ENEM não iria prejudicar vestibulares. Você acreditou? Se sim (como o que vos escreve!) quebrou a cara. O ENEM vai prejudicar algumas Universidades e outras (16) disseram que irão mudar a data. Eis a lista:

Federais:
Universidade de Brasília (UnB) - Provas do Programa de Avaliação Seriada mudaram para 12 e 13 de dezembro.
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Segunda fase mudou para 13 e 14 de dezembro.
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Estaduais:
Universidade Estadual do Amazonas (UEA)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual do Mato Grosso Sul (UEMS) - Vestibular mudou para 13 de dezembro.
Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Vestibular mudou para 13 de dezembro.
Universidade Estadual do Amapá (Ueap)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Segunda fase mudou para 12 de dezembro.
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (Unesp)

Particulares:
Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getúlio Vargas(FGV)

Outras:
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

Água

* Quase 20% da população do planeta não tem acesso à água potável (são 2 bilhões de pessoas)
* vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga;
* aquela água que sai da máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço;
* irrigar o jardim ou plantas pela manhã cedo ou finalzinho da tarde evita uma perda excessiva de água por evaporação, e nos dias mais frios pode ficar um dia sem aguá-las;
* como identificar vazamentos? é simples. basta desligar todos os pontos de água na casa e verificar o hodômetro (se estiver funcionando tem vazamento...);
* instalar aeradores nas torneiras (aeradores são peneirinhas que deixam o jato d'água que sai da torneira ou mesmo do chuveiro) diminui o consumo;
* toda vez que usar a torneira ou o chuveiro (leia-se banho, escovar dentes, lavar roupa e/ou louça) desligue-a, é desperdício puro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016, sede das Olimpíadas de Verão

Fugindo um pouco da linha do blog, estou muito feliz pela escolha da Cidade-Sede (têm hífen) para as Olimpíadas de 2016. Parabéns Rio de Janeiro, Cidade-Sede-Maravilhosa!!!!

Eis, abaixo, o vídeo ganhador:

Notícias sobre o ENEM

Olha só a manchete que saiu na globo.com:

* PF quer ouvir dono de pizzaria sobre envolvimento no vazamento do Enem

Será que vai dar pizza??

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mais sobre o cancelamento do ENEM

O Ministro Fernando Haddad falando sobre o cancelamento.

Vídeo 1:



Vídeo 2:



Vídeo 3:

ENEM muda de data

Em mais uma dessa que só acontece nos tempos de internet, o Ministério da Educação (por que será que ainda colocam MEC, já que a cultura é outro ministério agora!?) achou melhor trocar as datas da realização do novo ENEM. Compilei algumas frases que saíram hoje:

* Nova data do Enem não prejudicará vestibulares, diz Haddad;

* Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance, diz Anísio Teixeira;

* MEC e PF não excluem ninguém de suspeitas em fraude, diz Haddad;


Bem, vamos para o lado prático:

O Ministério estima que os prejuízos pela impressão das provas e a consequente anulação delas tenha representado montante de cerca de R$ 30 milhões. Quem vai pagar essa conta, eu, você, a pessoa que vazou?
Tem outra coisa: será que isso não é armação? Saibam que o ministério estava com dificuldades de encontrar locais de provas(ontem mesmo, dia 30 de setembro, saíram notícias afirmando que até sexta, um dia antes da realização da prova, o MEC, via sms, enviaria os novos locais aos participantes.

Bem, agora o MEC envia esse release. Leiam....

Após o vazemento de informações e posterior cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) fez algumas recomendações aos estudantes que realizariam o exame que estava marcado para este fim de semana. Conheça as orientações e tire as sua dúvidas.

Inscrição
O MEC informou que as mais de 4 milhões de inscrições estão mantidas em todo o País. Os inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.

Nova prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova pronta.

Data do novo exame
Conforme o Inep, a nova data do exame deve ser divulgada nos próximos dias, depois da logística de aplicação ser reorganizada. Provavelmente, o dia da prova será no mês de novembro.

Divulgação do resultado
Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês.

Vestibulares que utilizarão nota do Enem
A nova data do Enem não deve prejudicar os vestibulares. O MEC afirma que a prova ocorrerá a tempo de que os resultados sejam utilizados para os processos seletivos das instituições.

O que fazer agora?
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, aconselha aos estudantes que aproveirtem o adiamento das provas para estudar e fortalecer seus conhecimentos e conseguir um resultado ainda melhor.

Dúvidas
Os candidatos podem tirar suas dúvidas pelo telefone 0800-616161 ou pelo endereço de e-mail faleconosco@inep.gov.br, disponibilizados pelo ministério.



Só mais uma coisa............. E se o novo ENEM coincidir com alguma data de vestibular, o que você faria: ENEM ou VESTIBULAR. Opinem.......