segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Copenhagen está chegando!!

A conferência de Copenhagen está se aproximando: entre os dias 7 e 15 de dezembro. Essa conferência está sendo muito aguardada pois todos, ou a maioria, dos Governantes estarão debatendo sobre o clima.
Navegando na internet, encontrei uma notícia bastante interessante. Eis:

Nada de água em garrafinhas plásticas na COP 15 – 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, que será realizada entre 7 e 18 de dezembro em Copenhague. Em vez disso, os participantes do evento terão à disposição 40 fontes de água purificada e refrigerada instaladas no Bella Center, local onde será realizado o evento na capital dinamarquesa.
Em linha com os compromissos assumidos para a promoção e incentivo das soluções sustentáveis no âmbito da iniciativa Sustainable Food (alimento sustentável) foram escolhidas fontes com canalização integrada, que purificam a água da torneira no ponto de distribuição, fornecidas pela empresa Waterlogic.
De acordo com o COP 15, ao contrário de outras alternativas, tal como a água
engarrafada que ultimamente tem sido alvo de crítica e atenção negativa por parte da mídia, a escolha desse tipo de fontes representa uma poupança energética considerável, já que o processo de produção, transporte e eliminação das garrafas de água é eliminado.
Jeremy Ben-David, fundador e CEO da Waterlogic, afirma: “Existe uma grande sinergia no envolvimento da empresa na COP 15. A natureza e a tecnologia dos nossos produtos têm por objetivo alcançar uma solução de água sustentável e superior, e, ao mesmo tempo, substituir alternativas de água que não atinjam o mesmo resultado”.


Retirado no blog do Globo Rural, que por sinal é um dos melhores (acho que vou colocar nos meus favoritos!!!)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fast News - Derramamento de Petróleo (PARTE 5)

Pesquisadores brasileiros usam mineral e substâncias da castanha-de-caju e da mamona para sintetizar resina biodegradável que magnetiza e concentra o petróleo. O composto pode facilitar a limpeza de águas contaminadas por vazamentos.

Dica Ligth - Suco anti-celulite

Primeiro, anti-celulite tem hífen?

Claro que fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada são fundamentais para combater a celulite, mas é sempre bom poder dispor de alguns truques.
Um suco com pepino, que é rico em água, com beterraba, ajuda na circulação sanguínea e varre as toxinas do corpo. Se você adicionar maçã, que facilita a digestão, e cenoura, que melhora o funcionamento do intestino, a combinação fica poderosa.


Ingredientes

1/2 pepino
1 beterraba
1/2 maçã
4 cenouras

Modo de preparo

Lave e passe todos os ingredientes na centrífuga

As propriedades desses elementos não acabam com a celulite, mas diminuem consideravelmente.....

Chegou o verão!!!!

Você é daqueles que é adepto do "quanto mais filtro solar melhor"? Então, dá uma olhadinha:

Filtro solar só garante proteção se aplicado na quantidade certa
Roupas curtas e dias longos tornam a exposição ao sol praticamente inevitável no verão. E mesmo quem passa filtro solar diariamente pode estar menos protegido do que imagina contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. A aplicação de quantidades insuficientes do produto reduz o fator de proteção solar (FPS) a menos da metade, mostra um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
"Criamos uma equação que estima o real valor do FPS de acordo com a quantidade de filtro solar aplicada", explica Sergio Schalka, autor principal da pesquisa, publicada pela revista "Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine". "A queda da proteção é exponencial, ou seja, se você passar metade da quantidade recomendada de um protetor solar com FPS 20, o FPS real que você terá será 7."
Segundo Schalka, pesquisas anteriores mostraram que os usuários aplicam entre 0,4 miligrama e 1 miligrama de filtro solar por centímetro quadrado do corpo, quando o recomendado pelos fabricantes é de 2 miligramas. "Não adianta nada você comprar um protetor de ótima qualidade, com FPS altíssimo e aplicar de forma inadequada", alerta o dermatologista.
Outro erro comum, diz ele, é não reaplicar o filtro solar com frequência durante o período de exposição solar. "Depois de duas horas, o protetor já foi para o espaço por causa do suor, do atrito da pele com a roupa ou com a areia da praia. Mesmo um filtro que em teoria garante proteção por um tempo longo precisa ser reaplicado."

Fator 30
A Academia Americana de Dermatologia recomenda, desde outubro do ano passado, que o FPS mínimo dos filtros solares seja 30. "Aqui no Brasil já temos falado isso há pelo menos dois anos, embora não exista uma recomendação oficial", explica Schalka, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Essa preocupação deve ser constante, pois o sol do dia a dia, ao longo da vida, prejudica mais que o da praia uma vez por ano."
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil. A estimativa para 2008, a mais recente, ultrapassava 120 mil casos. Embora a letalidade desse tipo de tumor seja baixa, nos casos em que há demora no diagnóstico pode haver risco de ulcerações e deformidades físicas graves.
"A maioria dos cânceres de pele é causada por exposição excessiva ao sol", afirma o oncologista Rafael Aron Schmerling, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. "O melanoma é a forma mais grave, mas também a menos incidente. Geralmente envolve um fator genético, uma história familiar." O filtro solar, alerta Schmerling, é apenas uma das medidas de fotoproteção. "Também é preciso usar chapéu, óculos, guarda-sol e, principalmente, evitar o sol entre 10 e 16 horas."

Aids migra para o interior do país, revela Ministério da Saúde

Reportagem interessante sobre AIDS que saiu no UOL CIÊNCIA:

s grandes centros urbanos do país, onde hoje estão concentrados 52% dos casos de Aids, registraram queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007. No entanto, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, revelando que a epidemia caminhou para o interior do país. Os dados, do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Saúde.
Em 1997, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes era cerca de oito vezes menor do que a registrada nas cidades com mais de 500 mil pessoas. Em 2007, essa relação caiu para três vezes.
Em municípios com mais de 500 mil pessoas, houve decréscimo da taxa de incidência, entre 1997 e 2007, de 32,3 para 27,4 notificações por 100 mil habitantes. No mesmo período, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes passou de 4,4 ocorrências em 1997 para 8,2 em 2007.

Regiões
Dos 100 municípios com mais de 50 mil habitantes que apresentam maior taxa de incidência de Aids, os 20 primeiros da lista estão no Sul. A primeira colocada é Porto Alegre (RS) com taxa de incidência de 111,5 por 100 mil habitantes, seguida por Camboriú (SC) com 91,3.
A tendência de crescimento de Aids nas cidades menores e queda nas maiores confirma-se nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O Norte e o Nordeste apresentam um perfil diferente: ocorre aumento da taxa de incidência, quando se compara 1997 com 2007, tanto em municípios grandes quanto em pequenos.
“Os dados justificam a necessidade de contínuo investimento em ações descentralizadas, respeitando as especificidades de cada local, sem perder o foco de que a epidemia, no Brasil, é concentrada”, destaca a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

Total de casos
De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de Aids no Brasil. Durante esse período, 217.091 mortes ocorreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos de Aids. Em relação ao HIV, a estimativa é que existam 630 mil pessoas infectadas no país.

Mais meninas
Em 1986, início da epidemia de Aids no Brasil, havia 15 casos de Aids em homens para cada caso em mulheres. A partir de 2003, a proporção mudou: para cada 15 casos em homens, existem 10 em mulheres.
Já entre jovens de 13 a 19 anos, o número de casos de Aids é maior entre as meninas. A inversão vem desde 1998, com 8 casos em meninos para cada 10 casos em meninas.
Entre homens, a taxa de incidência em 2007 foi de 22 notificações por 100 mil habitantes e, nas mulheres, de 13,9. Em ambos os sexos, as maiores taxas de incidência se encontram na faixa etária de 25 a 49 anos.
O boletim ressalta que, em 2007, a taxa de incidência de Aids em mulheres de 50 a 59 anos (15,6 por 100 mil habitantes) é 3 vezes maior do que a taxa em mulheres com 60 e mais anos de idade (5 por 100 mil habitantes). Entre homens, a taxa de incidência também é 3 vezes maior entre os de 50 e 59 anos (26,9 por 100 mil habitantes) comparados aos de 60 e mais anos de idade 9,4 por 100 mil habitantes).

Transmissão
O boletim mostra que há uma tendência de estabilização na proporção de casos entre homens que fazem sexo com homens: a média é de 28% da proporção de casos registrados entre os homens, a partir de 2000.
Entre jovens gays na faixa etária de 13 a 24 anos, também houve aumento na proporção de registros: passou de 29,0%, em 1997, para 43,2%, em 2007.
A transmissão por drogas injetáveis apresentou uma acentuada queda no número de casos da doença, tanto em homens (de 22,6%, em 1997, para 7,4%, em 2007), quanto em mulheres (de 10,2%, em 1997, para 2,6%, em 2007).
Em 2007, entre adultos do sexo masculino, houve maior transmissão entre heterossexuais (45,1%). Em mulheres, o predomínio da forma de transmissão é heterossexual em toda a série histórica: em 1997, era responsável por 88,7% dos casos e, em 2007, esse percentual alcançou 96,9%.

De mãe para o bebê
O Brasil reduziu em 41,7% a incidência de casos de Aids em crianças menores de cinco anos de idade. O coeficiente de mortalidade também caiu cerca de 70% (em 1997, era de 2 por 100 mil habitantes, caindo para 0,6, em 2007). A queda na taxa de transmissão da mãe para o bebê é resultado dos cuidados no pré-natal e pós-parto.

Mortalidade
A mortalidade por Aids vem se mantendo estável no país, a partir de 2000, em torno de 6 mortes por 100 mil habitantes.
Nos últimos oito anos, as mortes por Aids em homens caíram e em mulheres se mantiveram estáveis. Em homens, há diminuição de óbitos a partir de 1998 (de 9,6 registros por 100 mil habitantes para 8,1, em 2008). Em 2000, foram registrados 3,7 mortes por Aids em cada 100 mil mulheres e, em 2008, o coeficiente foi de 4,1.

sábado, 7 de novembro de 2009

Taxa de CO2 é a maior em 800 mil anos

Os gases de efeito estufa dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) atingiram os níveis mais altos na atmosfera dos últimos 800 mil anos. É o que mostra um estudo do Epica (Projeto Europeu para Testemunhos de Gelo na Antártida) que analisou bolhas de ar presas no gelo a 3.400 metros abaixo da superfície.
A última pesquisa desse tipo analisou gelo com 650 mil anos. Segundo Thomas Stocker, da Universidade de Berna (Suíça), autor do estudo, pode-se afirmar com certeza que as concentrações de CO2 e CH4 são 28% e 124% mais altas, respectivamente, do que em qualquer período nos últimos 800 mil anos.
"Mais uma vez, as evidências e os resultados apontam que a atual elevação da temperatura média da Terra é resultado dos altos valores desses gases e que estes, pela escala de tempo, são de origem antrópica [ligado à presença humana]", diz o geógrafo Francisco Eliseu Aquino, do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Ele ressalta que os testemunhos de gelo têm importante papel como arquivo da história do clima terrestre. Segundo Stocker, a pesquisa pode servir como ponto de referência para modelos de simulação do ciclo do carbono e ajudar a complementar as pesquisas que investigam as mudanças climáticas globais e o comportamento da concentração do CO2 na atmosfera.

Amanhã é o dia!!

Amanhã, as 8 horas da manhã (horário local; 9 horas horário de Brasília) começa o vestibular na Cidade de Campina Grande - PB.
Inicia pela UFCG, universidade que tem como carro-chefe os cursos de engenharia.
Nessa hora, o que mais importa é ter calma, se hidratar bem, dormir bem, "esquecer" do vestibular. Quanto mais calmo você fica nessas horas, mais chance tem de ser aprovado; estudar agora só vai trazer duas coisas: ficar desesperado e saber que não sabe de nada ou pelo nervosismo esquecer tudo o que aprendeu.
Aluno(a); força nessa hora e saiba que todo trabalho que o professor fez ao ongo do ano foi benéfico e bem feito. Acredite em você!!!!!!! Boa prova!!!!!!