terça-feira, 31 de maio de 2011

BioTV 5 - Origem da Vida


Como a vida surgiu em nosso planeta é uma das questões básicas da ciência, e muitos pesquisadores têm se concentrado na busca de uma resposta. Nos anos 50, um professor de química realizou uma série de experiências para reproduzir as condições da Terra primitiva, por meio de uma mistura de sulfeto de hidrogênio, água, metano, dióxido de carbono e gás de amônia. Depois de vários testes em seu laboratório, o jovem Miller abandonou a pesquisa. Quase sessenta anos depois, um de seus ex-alunos, Jeff Bada, recuperou aquelas amostras do arquivo e, graças aos avanços técnicos de hoje, conseguiu junto com sua equipe, chegar a algumas respostas possíveis e importantes: a reação dos gases resultantes da ação vulcânica e de relâmpagos teriam se transformado em aminoácidos que permitiram o aparecimento de proteínas simples.
Esta demonstração também pode sustentar a hipótese da Panspermia, que sugere que a vida foi trazida por asteroides, particularmente por seus aminoácidos produzidos por sulfeto de hidrogênio, como no experimento de Miller. Isto implicaria, por sua vez, que assim como trouxeram vida à Terra, os asteroides podem tê-la semeado em muitos outros lugares.
O jovem químico estava, assim, no caminho certo, mas demasiado avançado para as ferramentas técnicas do seu tempo. É aí que reside o valor de se criar discípulos fiéis e curiosos.
Abaixo, os 9 vídeos:























domingo, 29 de maio de 2011

Novo Acordo Ortográfico

As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.

Portanto, esse tempo já está se esgotando.

Senti necessidade de postar essa notícia por que toda vez que vou preparar um material preciso consultar a regra para se adequar. Abaixo alguns pontos do acordo.

Veja as regras atuais e o que vai mudar na língua portuguesa:


 

Alfabeto

Nova Regra
¦ O alfabeto será formado por 26 letras

Como é
As letras "k", "w" e "y" não são consideradas integrantes do alfabeto

Como será
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.


 


 

Trema

Nova regra
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.

Como é
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.

Como será
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.


 


 

Acentuação – ditongos "ei" e "oi"

Nova regra
Os ditongos abertos "ei" e "oi" não serão mais acentuados em palavras paroxítonas

Como é
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico

Como será
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.

Obs.: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.


 


 

Acentuação – "i" e "u" formando hiato

Nova regra
Não se acentuarão mais "i" e "u" tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo

Como é
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva

Como será
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva

Obs 1: Se a palavra for oxítona e o "i" ou "u" estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.

Obs 2: Nos demais "i" e "u" tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.


 


 

Hiato

Nova regra
Os hiatos "oo" e "ee" não serão mais acentuados

Como é
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem

Como será
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem


 


 

Palavras homônimas

Nova regra

Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)

Como é

Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo

Como será

para, pela, pelo, pera, polo

Obs. 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).

Obs. 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?


 


 

Hífen – "r" e "s"

Nova regra
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com "r" ou "s". Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.

Como é
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.

Como será
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.


 


 

Hífen – mesma vogal

Nova Regra
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.

Como é
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.

Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.


 


 

Hífen – vogais diferentes

Nova regra
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.

Como é
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático

Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.

Obs.: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.


 


 

Trema – desaparece em todas as palavras

Antes

Depois

Freqüente, lingüiça, agüentar

Frequente, linguiça, aguentar

* Fica o acento em nomes como Müller


 


 

Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas

Antes

Depois

Baiúca, bocaiúva, feiúra

Baiuca, bocaiuva, feiura

* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí


 


 

Acentuação 4 – some o acento diferencial

Antes

Depois

Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa

Para, pela, pelo, polo, pera, coa

* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo


 


 

Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar

Antes

Depois

Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você

Averigue, apazigue, ele argui, enxague você

Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas


 


 

Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:

Prefixos

Usa hífen

Não usa hífen

Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra...

Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel

Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom

Hiper, inter, super

Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional

Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico

Sub

Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano

Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor

Vice

Sempre: vice-rei, vice-presidente

 

Pan, circum

Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar

Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão


 

As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado "período de transição". Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.

O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar "lin-gui-ça". A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do "u".

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a 2ª edição de um dicionário que tira dúvidas sobre o uso do hífen nas novas normas de ortografia. As principais definições se referem aos prefixos "co" e "re", que permaneciam uma incógnita. A primeira edição da obra, chamada "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" continha palavras desatualizadas.


 

Verbete 1ª edição

verbete 2ª edição (grafia correta)

antesala

antessala

beribéri

beribéri

chá da índia

chádaíndia

coherdar

coerdar

coherdeiro

coerdeiro

cricri

cricri

cricrilar

cricrilar

frufru

frufru

giga-hertz

gigahertz

gluglu

gluglu

hãhã

mega-hertz

megahertz

nhenhenhém

nhemnhemnhém

pósteroexterior

posteroexterior

pósteroinferior

posteroinferior

pósterointerior

posterointerior

pósterosuperior

posterossuperior

quilohertz

quilohertz

reedificação

reedificação

reedificar

reedificar

reeditar

reeditar

reeducação

reeducação

reeducar

reeducar

reeleger

reeleger

reeleição

reeleição

reeleito

reeleito

reembolsar

reembolsar

reembolso

reembolso

reencarnação

reencarnação

reencarnar

reencarnar

reencontrar

reencontrar

reencontro

reencontro

reengenharia

reengenharia

reentrância

reentrância

reentrante

reentrante

reentrar

reentrar

reenviar

reenviar

reerguer

reerguer

reescalonamento

reescalonamento

reescalonar

reescalonar

reescrever

reescrever

reescrito

reescrito

reestruturação

reestruturação

reestruturar

reestruturar

reestudar

reestudar

reexame

reexame

reexaminar

reexaminar

romeuejulieta

romeu e julieta

tantã (gongo)

tamtam

tão

tão só

tãosomente

tão somente

tintim

timtim

tique taque

tiquetaque

tititi

tititi

xiquexique (planta)

xiquexique

ziziar

ziziar

Gabarito das questões de Probabilidade em Genética

Olá Pessoal….. Abaixo o gabarito das questões…. Boa correção.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
d b a d b a d b c a a a
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
d a, b, f, g b d b c c d a a V, F, V, V