quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Pensamento Humano - Racionalismo, Escolástica e a formação da Ciência



Um movimento que ecoou entre os anos de VII e IV a.C. deu origem à Ciência Moderna. Esse movimento se chama Racionalismo.
Os Gregos foram os precursores desse Racionalismo, aplicando à interpretação do mundo para assuntos antes não interessados, como, por exemplo, entender os animais e suas organizações e funcionamentos.
Um dos primeiros pensadores desse movimento foi Alcméon (560 - 500 a.C), discípulo de Pitágoras (580 - 497 a.C.). Dentre os estudos mais importantes de Alcméon foram as descrições do nervo óptico e do desenvolvimento do embrião da galinha no interior do ovo.
Outros nomes importantes do Racionalismo foram Hipócrates e Aristóteles, cada um no seu tempo, cada um com sua contribuição. O Racionalismo teve seu grande declínio com a ascensão do Império Romano e declínio da Civilização Grega, tendo, inclusive, a interrupção dos estudos naturais, de plantas e animais. Um dos poucos baluarte do Racionalismo foi Galeno, médico greco-romano. Como na época dos gladiadores não podia fazer dissecação de cadáveres humanos, Galeno dissecava cães, gatos, ovelhas e macacos. Foi Galeno que descobriu que no interior das artérias em vez de circular ar circulava sangue.
A partir do século XI d.C., na época da reconquista das terras santas no Oriente Médio, os europeus se apossaram de manuscritos de origem grega e que foram traduzidos para o árabe e comentados pelos pensadores muçulmanos. Essa descoberta desses manuscritos deu origem a Escolástica, método que misturava Racionalismo Grego com a Bíblia, na época o único livro estudado.
A evolução dos estudos escolásticos foi praticamente interrompida em meados do século XIV devido à Peste Negra, doença que dizimou um terço da população urbana europeia. Mas com manuscritos e ideias desses movimentos tão importantes, Racionalismo e Escolástica, que houve de fato a chamada Revolução Científica, durante os séculos XV, XVI e XVII, que está associada a um outro grande movimento, o Renascimento. Como se vê, a ciência está intrínseco ao ser humano e suas revoluções.


Professor Neto