Depois de um tempinho sem postar nada, eis que, finalmente, coloco a disposição de vocês uma atividade sobre Artrópodes.
Daqui a um tempinho, posto o possível gabarito.
Bons estudos!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
01. (FUVEST)
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.
02. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em
ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos.
03. (FGV-SP) No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante
promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e
mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê?
04. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.
05. (UNESP)O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo,
embora separados em classes distintas. Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.
06. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes
que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características
que distinguiam cada grupo dos demais:
I - aranha e besouro.
II - barata e escorpião.
III - caranguejo e siri.
O professor disse que a classificação estava errada.
a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.
b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você
formou.
07. (UNICAMP) O carrapato-estrela (Amblyomma
cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave
enfermidade causada pela Bactéria Rickettsia
rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas
também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos
últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem
aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com
esse aumento casos de febre maculosa tem ocorrido. Folhetos distribuídos pelos
órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com
presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e
acabam se prendendo a pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a
Rickettsia. Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida
de uma pessoa para outra.
a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa
para outra.
b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das
aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não
entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas
exclusivas do seu grupo.
c) A capivara é o maior roedor conhecido. Explique como pode ser
diferenciado morfologicamente um roedor de um carnívoro.
08. (UNICAMP) Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas
articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Cite a
classe a que esse animal pertence e o aspecto morfológico discordante em
relação às características gerais dessa classe. Sugira uma possível causa para
tal discordância.
09. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e
um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.
a) A que classes pertencem à pulga e o carrapato?
b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.
10. (UFV) Considere uma coleção de Arthropoda
incluindo organismos das classes: Crustacea,
Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.
a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma
característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes
terrestres.
c) Represente graficamente o crescimento de um artrópode qualquer, até a
idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o
tempo.
11. (UFLAVRAS) Citar:
a) As estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:
Insetos, Aracnídeos e Crustáceos.
b) Duas características exclusivas de artrópodes comuns às classes desse
filo.
12. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de
invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha,
besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca.
a) Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem.
Nomeie estas classes.
b) Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por
meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, descreva o ocelo e o
olho composto.
13. (UFRRJ) "... tropeço em uma pedra e observo uma cavidade
descoberta com uma aranha imensa de pelo vermelho me olha fixamente, imóvel,
grande como um caranguejo...".
Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica, enquanto desaparece
como um relâmpago seu radiante arco-íris..."
Pablo Neruda
No trecho acima são citados alguns animais. Responda:
a) a que filo pertencem esses animais?
b) Cite a classe a que pertence cada um desses animais, dando duas
características que permitiram chegar a essa conclusão.
14. (UFES) - A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população
mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um
dos principais causadores desse problema.
a) Caracterize morfologicamente os ácaros.
b) Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia
para evitar o contato com os ácaros?
c) Por que as pessoas que moram em regiões secas são menos atacadas por
esse tipo de alergia?
15. (UFRJ) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais,
ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos
internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores
o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer
porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes
reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e
quebradiça.
Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em
caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.
16. (UFPR) Os artrópodes representam um dos grupos zoológicos com maior
número de espécies, vivendo nos mais diferentes hábitats.
a) Discorra sobre três aspectos biológicos desse grupo que permitiram
seu grande sucesso evolutivo.
b) Cite dois exemplos de animais artrópodes para cada aspecto biológico
abordado na resposta anterior.
Bom dia professor, gostaria que o sr. postasse o gabarito para que eu pudesse conferir com as minhas respostas! Obrigado desde já!
ResponderExcluirgabarito?????????????????????
ResponderExcluirgabarito??????????????????????????
ResponderExcluirGabarito ????
ResponderExcluirGabarito ????
ResponderExcluir