domingo, 2 de agosto de 2009

Mitose

Olá, galerinha!

Hoje começo o meu blog sobre diversos assuntos, mas com foco na Biologia.

A minha primeira postagem é sobre Mitose.

Bons estudos!!


A divisão celular, no caso da mitose, corresponde à criação de uma cópia e sua meta é a duplicação de todos os componentes. A principal atividade da célula, antes de se dividir, refere-se à duplicação de seus componentes nucleares. A interfase é o período de intensa atividade metabólica que precede e prepara a célula para a divisão celular. É uma fase que envolve a duplicação da cromatina. Todas as informações existentes ao longo das moléculas de DNA são passadas para as cópias. Em pouco tempo, cada célula formada na divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo componente da célula que se dividiu. As duas cópias de cada cromossomo permanecem juntas por certo tempo, unidas pelo centrômero comum, constituindo as duas cromátides de um mesmo cromossomo.


Na intérfase, os centríolos também se duplicam.  A mitose é uma divisão equacional. Uma célula, ao passar por esse processo, produz duas células iguais quanto à ploidia e ao patrimônio genético. A mitose é um tipo de divisão muito freqüente. Nos unicelulares serve à reprodução e à multiplicação dos organismos. Nos pluricelulares, é utilizada para reparar tecidos lesados, repor as células que normalmente morrem e também no crescimento. No homem, a pele, a medula óssea e o revestimento intestinal são locais onde esse tipo de divisão é freqüente. Apesar disso, existem células que não realizam mitose. Neurônios e fibras musculares são células altamente especializadas e que não se dividem. Nos vegetais, a mitose ocorre em locais onde existem tecidos responsáveis pelo crescimento, por exemplo, na ponta das raízes e na ponta dos caules. A mitose apresenta quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

PRÓFASE – FASE DE INÍCIO
Os cromossomos começam a ficar visíveis; - o nucléolo começa a desaparecer; - organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras originadas a partir dos centrômero, constituindo o chamado fuso de divisão, ou fusão mitótico; - o núcleo absorve água, aumenta de volume e a carioteca se desorganiza.

METÁFASE – FASE DO MEIO
Os cromossomos atingem o máximo em espiralação, encurtam e tornam-se bem visíveis; - sem a carioteca, os cromossomos, localizados na região equatorial da célula, prendem-se às fibras do fuso pelos centrômeros; - no final da metáfase e início da anáfase ocorre a duplicação dos centrômeros.

ANÁFASE – FASE DO DESLOCAMENTO
As fibras do fuso começam a encurtar; - em conseqüência, cada lote de cromossomos-irmãos é puxado para os pólos opostos da célula; - a célula fica temporariamente tetraploide.

TELÓFASE – FASE FINAL
Os cromossomos iniciam o processo de desespiralação; - os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares; - a carioteca se organiza em cada núcleo-filho; - cada dupla de centríolos já se encontra no local definitivo, nas futuras células-filhas.   





OBS.: Na célula animal, a partição em duas cópias é chamadas de citocinese e ocorre de fora para dentro. Há, ainda, uma divisão equitativa de organelas pelas duas células-irmãs.

A INTÉRFASE E A DUPLICAÇÃO DO DNA
A intérfase é um período de intensa atividade metabólica no ciclo celular, pois é ela que ocorre grande produção de materiais, a célula cresce e, ao chegar ao limite de tamanho, duplica o DNA. O intervalo de tempo em que ocorre a duplicação do DNA foi denominado de S (de síntese) e o período de intensa atividade metabólica que o antecede é conhecido como G1 (G de gap, intervalo). O período que sucede o S é conhecido como G2. G1, S e G2 são, então, os períodos da intérfase. A formação de um novo par de centríolos é iniciada na fase G1, continua na fase S e na fase G2 a duplicação é completa. Mas, os dois pares de centríolos permanecem reunidos no mesmo centrossomo. Ao iniciar-se a prófase, o centrossomo parte-se em dois e cada par de centríolos começa a dirigir-se para pólos opostos da célula que irá entrar em divisão.

Abaixo, um vídeo, em inglês, sobre a mitose:




3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.